terça-feira, 22 de setembro de 2009

NASCEU O ANTÓNIO!!!!

Hoje, pelas 14:32, na sala de partos 6 da Maternidade Alfredo da Costa em Lisboa, nasceu o António. Com 3.420 Kg e muito cabelo, é sem dúvida um dos bebés mais lindos que alguma vez vi. E não digo isto apenas por ser pai, consigo aliás ser bastante imparcial nestes assuntos - como, por exemplo, no futebol.

Acordei às 6:43 com a Susana a dizer "acho que já é hora" ao que respondi que ainda faltavam umas horas até o despertador tocar. Quando ela repetiu, percebi que se tratava da hora de ser pai. Lá fomos nós até à maternidade, confiantes que seria desta vez que ela ia nascer - as outras foram falsos alarmes; pode dizer-se até partus interruptus - e pelas 8:00 lá entrou a Susana para as urgências. Por volta das 10:00 chamaram-me, entrei, fiquei 15 segundos no quarto e mandaram-me embora porque ia ser dada a epidural. Uma hora depois, voltei a ser chamado para a sala de partos, apenas para saber que a anestesista tinha sido chamada para uma cesariana e que afinal era agora que ia dar a epidural.

Voltei a ser escorraçado do quarto, mas não antes de ver uma Susana agonizada pelas dores provocadas pelas contracções. Na tentativa de as aliviar, fiz massagens na lombar e nos pés, enquanto chamava a atenção para a respiração. Valente, e a sofrer, ela aguentou até chegar a anestesista. Saí. Mais uma data de tempo à espera. Regressei ao quarto e encontrei outra Susana. Vamos lá ver, era a mesma Susana, mas completamente descontraída, a epidural estava a resultar na perfeição e a ela só faltava um cocktail na mão para completar o quadro da jovem-esbelta-delicia-se-com-a-sua-bebida-no-puff-da-praia.

As horas foram passando, a dilatação - que estava nos 3 cm antes da epidural - processava-se a um bom ritmo, graças à ocitocina administrada pelo soro - até parece que percebo destas coisas, não é? - e pelas 13:45 já se encontrava nos 8 cm. Foi por volta dessa hora que as coisas começaram a complicar-se.

Subitamente, as contracções já não eram registadas pelo tocograma. A enfermeira ajustou os eléctrodos, mas não as conseguia apanhar. E por essa altura, o ritmo cardíaco do bebé começou a desacelerar. Para ter uma ideia, o ritmo andava entre os 120 e os 150, e agora situava-se abaixo dos 100 e a baixar. Quando alcançou os 60, a enfermeira chamou os médicos e decidiu-se que o grau de dilatação era completo, e que se iria proceder à extracção do bebé, vulgo parir. Convém referir que pelas 13:00 a Susana levou uma segunda dose do que quer que seja que vai na epidural, e que ultimamente isso fez com que não tivesse muita noção da parte inferior do corpo. Basicamente, não sabia onde fazer força.

Os médicos, desesperados - vá, preocupados... - com o ritmo cardíaco do bebé, foram obrigados a usar fórceps para puxar o bebé para fora; acontece que este procedimento obriga, aparentemente, à saída do pai. Portanto, não assisti à chegada do António, que veio ao mundo num parto algo complicado. A Susana teve de levar pontos, assim como uma pequena cirurgia de reconstituição. Só a veria passado uma hora e meia.

Assim que o António nasceu, foi levado para um quarto especial onde foi aspirado, pesado e sujeito a uns testes para determinar o estado do recém-nascido, classificação intitulada de Índice de Apgar. Desta feita, pude estar presente e depois de terem terminado todos os procedimentos fiquei uma hora a contemplar, embevecido, o meu primeiro filho. O meu filho varão. O António.

Vieram-me as lágrimas aos olhos.

Uma hora disto, e o quarto aquecido e claustrofóbico que, suponho, seja um meio termo entre o ventre da mãe e o mundo real, começou a fazer-me mal. Saí por uns momentos, e quando voltei pude rever a minha mulher e o meu filho, finalmente juntos. Amor à primeira vista.

15 comentários:

Anónimo disse...

Ok...já ouvi esta história pessoalmente...mas é bonito! Assim que soube que a Susana tinha ido para a maternidade, maldade feita através de telefonema do Jorge às 10 e picos da madrugada, meti pés a caminho.Apanhei o primeiro intercidades para Lisboa na esperança de chegar a tempo de receber o meu neto. Mas o "pressinhas" foi pouco gentil:ainda estava no metro a caminho da maternidade quando recebi a sms a anunciar a chegada do "gajo"..Dia de Festa no metro de Lisboa!!!ok, hoje não se pagava mas, não foi por isso;ignorando os risco da famigerada gripe A, eu abracei, beijei os plácidos vizinhos de carruagem (acho que ficaram bem contentes).
Lá fui a saltitar desde a estação do Parque até à Maternidade Alfredo da Costa, onde fiquei horas esperando na sala na esperança de conhecer pessoalmente o António e abraçar a minha querida nora. Segunda maldade do dia:NÂO me deixaram entrar: o plano de contingencia da dita gripe só autorizava a visita de uma pessoa...o pai!
E pronto,já vi o meu neto por foto e, se tudo correr bem, amanhã dou-lhe o primeiro beijinho repenicado de avó.
Mantenham-se ligados, eu depois conto...
Beijos para o meu neto,
Vovó Paula

Inês Assunção e família disse...

Olá António
Deixei-te uma mensagem na quinta da tua mãe, mas aqui fica para sempre.
Estou muito feliz por teres chegado, pois graças a ti eu e a tua mãe, que somos amigas há muitos anos (mas afastadas por razões que para aqui não interessam), aproximamo-nos.
Sê bem vindo a este mundo de loucos onde, tenho a certeza vais ser amado por várias pessoas, onde me incluo, que te vão ajudar a crecer e ser um grande Homem.
A família cá de casa está desejosa para te conhecer...Ultimamente cada barriga "é o bebé da Susana, mãe?"- pela Matilde, claro!
Beijos grandes para ti, para a mamã e para o papá e para os avós que devem estar mais que babados à espera de te pegar.

Rafa disse...

Bem, vieram-te as lágrimas a ti, papá e a mim a ler esta bela descrição... Tou mt orgulhosa e mt ansiosa para conhecer o António. Sabes que desejo td bom p vcs, para o filhote e espero estar sempre presente para participar na vida deste pequenote que n conheço pessoalmente mas já amo mt!
beijinhos grandes
R.

Leonidas disse...

Lindooo, o António é fantásticamente lindo, parece já crescido...e tem cara de gaijo...o cabeludo!!
Só agora soube, dos precalços do parto, e a Suzana, como está??
E lindooo, também, é o que escreveste Jorge, a mim também me brilhou o canto do olho!!
PARABÉNSSSSS!!!!!!
E aqui fico, mortinha por vos ver aos três, ao vivo!
BEIJOS GRANDES!!!!!!
P.S. - Paula, então não te deixam entrar? Não se trata assim uma avó!!!

xernobyl disse...

Tits!™

Jae686 disse...

Winner!

Os meus parabens! Não vejo a hora de conhecer o teu sucessor em pessoa!

quinta da fontanheira disse...

Olá!

Eu sou a Filipa, amiga da Tia Leonor de Braga e ontem (22.09.2009 bonita data!) estava a "torcer" pelo António!
Este miúdo ainda não tinha nascido já tinha fãs! É incrível!
Viva o António!
Tudo de bom para ele e para a mamã e para o papá.
E BEIJOS!

Filipa

p.s. O texto do papá é luminoso! Também me vieram as lágrimas aos olhos. É bom! Faz os olhos brilhantes. Obrigada!

Breakneck disse...

Parabéns, Jorge e Susana. O António a dormir é muito bonito :-)
Um abraço para vocês

Anónimo disse...

PARABÉNS ao papás babados!!!! O António é lindo! Estamos ansiosos para vos ver pessoalmente! Esperamos que a Susana já esteja a recuperar do dia cansativo, mas mto feliz! Beijinhos directamente do Alentejo, Joana

Anónimo disse...

Oh António! Adorei conhecer-te pessoalmente...apesar de não me ligares nenhuma.
Aquela carinha linda, as mãozinhas, a expressão tão calma...
Rodeado de uma boa meia dúzia de bebés chorões, nada parecia afectar o teu soninho (mais uma coisa que sai à avó).Pudera a tua mãe embalava-te com os olhos, apaixonadíssima por ti e, creio que toda uma boa onda de amor e carinho imanada (mesmo que à distancia)pelos amigos e família, davam-te a esperança de viveres num mundo melhor e mais justo.
Nem imaginas António as mensagens de parabenização que a tua vovó recebeu no Facebook, vindas de vários pontos do mundo, de amigos e camaradas que nunca vi, mas que aprendi a amar.
A tua chegada foi celebrada por muitos, o que auspicía uma vida muito rica em amor, ternura e solidariedade.
És lindo, és a minha paixão mais recente; fazes-me sentir uma pessoa melhor.
Um beijo para os teus pais que, em parceria, fizeram a obra de arte que mais me emocionou na vida.
Beeeeeeeeeeijo
Vovó Paula

Unknown disse...

Olá António, eu sou prima do teu avó António, desejo-te muitas felicidades e espero vir a conhecer-te pessoalmente. és um bebé muito lindo, parabéns para os teu papás.
Beijinhos da prima Ana Maria

Ana Santos disse...

Parabéns papai e mamãe.
O António tem um bonito nome, tal como o bebé é, ou não tivesse eu também um filho com nome António.
Beijinhos e muitas felicidades, de alguém que não vos conhece, que chegou aqui através de uma mensagem no facebook,
Ana e seus tesourinhos

cdgabinete disse...

Só para reforçar que "o António é o bebé mais bonito do Mundo, quiçá da Europa"
e Agora queremos relatos das experiencias de paternidade!!!
bjos

Unknown disse...

Susybela e Jorge,

Claro que o vosso bebé é o mais lindo do mundo. É um doce!! Lindo, lindo!!! Estou tão feliz por vocês, principalmente pelo António, que vai descobrir que tem uns pais super fixes, uma família que o adora.
António, assim que puder vou aí dar-te um abracinho carinhoso.

Marta disse...

Uma grande viagem para este bebé que tem uma mãe coragem e um pai hiper babado! Obrigada pelo relato deste nascimento que nos faz sentir ainda mais próximos! Muitos parabéns pelo bebé António que chega agora às vossas vidas para vos deixar completos!!!

Beijinhos!